Resumos

Os objetivos dos resumos são: (1) Para quem leu o livro – poder relembrar alguns tópicos do mesmo, lendo poucas páginas. (2) Para quem não leu – ter uma ideia do tipo de assunto que o livro aborda e, quem sabe, decidir pela aquisição e leitura do mesmo.  Clique para ler/baixar o pdf via Dropbox (não precisa ter Dropbox para baixar).


PNL

Sapos em Príncipes (1979), por Bandler e Grinder, ed. por Steve Andreas. Resumo de um dos livros mais importantes da PNL. Descreve um seminário ministrado por Bandler e Grinder, com vários resultados interessantes. Leia “Atravessando” depois deste livro.

Atravessando (1981), por Bandler e Grinder, ed. por Connirae Andreas. Resumo de um dos livros mais importantes da PNL, que trata basicamente de hipnose. Leia “O Guia de Richard Bandler para Atravessando” depois deste livro.

O Guia de Richard Bandler para ‘Atravessando’ (2009), por Bandler. Este livro é uma espécie de continuação e aprofundamento do livro “Atravessando”. Leia “Resignificando” depois deste livro.

Resignificando (1982), por Bandler e Grinder, ed. por Connirae e Steve Andreas. Resumo de um livro sobre ‘resignificação’, um dos temas mais importantes da PNL.


Engenharia da Persuasão (1996), por Bandler e La Valle. Resumo de livro. Uma abordagem da PNL para vendas, no estilo irreverente de Richard Bandler.

NLP Secrets: Untold Stories (2019), por L. Michael Hall. Resumo de um livro que conta histórias interessantes do início da PNL e de seus criadores.


Hipnose

Trancework – Uma Introdução à Prática da Hipnose Clínica, por Michael Yapko , 2018. Este é um resumo apenas do Capítulo 22 – A Hipnose e o Tratamento da Depressão da 5a. edição do livro-texto sobre hipnose escrito por Michael D. Yapko. 

A Indução de Elman: Desempacotando a Teoria e Prática de Uma das Induções Hipnóticas Mais Populares no Mundo, por Graham Old, 2016. O livro discute a técnica de hipnose de Dave Elman, um dos hipnotizadores mais importantes do século 20, bem como a indução que leva o seu nome.

Exemplos de Linguagem Ericksoniana, por Milton H. Erickson. Exemplos de linguagem hipnótica, traduzidos e adaptados de “Hypnotherapy – An Exploratory Casebook”, Erickson and Rossi, 1979 – Capítulo 2.

Padrões do Modelo Milton, por Richard Bandler. Trechos selecionados, adaptados e traduzidos do “Resource File 5” de “Richard Bandler’s Guide to Trance-Formations”, Bandler, 1978, Resource Files.

Hipnoterapia – Controle da Dor e Outros Efeitos do Câncer, por Milton H. Erickson e outros. Trechos selecionados de livros de Erickson e outros. Induções hipnóticas para controle da dor, enjoo e outros sintomas do câncer.

Sugestões Hipnóticas com Câncer, por J. Auerbach, 1990. Este artigo, publicado no livro Handbook of Hypnotic Suggestions and Metaphors, de Hammond, mostra uma técnica semelhante à Autoscopia do Dr. João Jorge C. Nogueira, na qual o paciente “se engole” para tratar internamente o corpo, por meio da criação de imagens.

Mudança: Princípios de Formação e Resolução de Problemas, por Watzlawick, Weakland e Fisch, 1974, 2011. Este clássico, com prefácios de Milton Erickson e Bill O’Hanlon, explora as formas da mudança, principalmente em psicoterapia, incluindo mudanças de primeira e segunda ordem. Não trata diretamente de hipnose, embora as técnicas apresentadas sejam fortemente baseadas no trabalho de Erickson.

Apenas Faça um Bom Trabalho, por Rob McNeilly, 2017. Segundo o autor, “Este livro é oferecido como um humilde gesto de agradecimento aos meus professores, especialmente Milton Erickson, bem como à minha família, próxima ou distante. É meu sincero desejo que o mesmo possa contribuir para a recuperação do sagrado no nosso trabalho, de modo que possamos novamente honrar o mistério do qual somos todos parte.”

Aprendendo Hipnose, por Rob McNeilly, 2016. Este livro é uma introdução à Hipnose Ericksoniana, na visão de Rob McNeilly, que estudou diretamente com o grande Milton H. Erickson.

Um Guia para a Terra do Transe, por Bill O’Hanlon, 2009. O livro é praticamente um manual de hipnose ericksoniana, no estilo do autor. Bill O’Hanlon estudou diretamente com Erickson, publicou cerca de 40 livros e possui cursos disponíveis online. Consulte o website de O’Hanlon.

Espiritualidade Orientada à Solução, por Bill O’Hanlon, 2015. Neste livro, O’Hanlon apresenta seu método para abordar a espiritualidade no processo terapêutico, com base em três conceitos: Conexão, Compaixão e Contribuição.

Potencial e Não Patologia, por Paul Leslie, 2014. Segundo o autor, “Potencial e Não Patologia é um livro simples e curto, projetado para auxiliar os terapeutas a reavaliarem e mudarem a maneira como trabalham com seus clientes. Procurei tornar acessíveis aos leitores alguns dos conceitos básicos da psicoterapia ericksoniana, em um formato não-técnico e usando o mínimo de jargão.”

Psicoterapia Simplificada, por Liberato T. Schwartz, 2015. O autor é médico psiquiatra com curso de especialização em psicologia clínica pela PUC do Rio de Janeiro. O livro apresenta seu método de psicoterapia, baseado no trabalho de Milton H. Erickson.


Gestalt-Terapia e Fritz Perls

Gestalt-Terapia Explicada (1969), por Fritz Perls, ed. por Joe Wysong. Resumo do livro, contendo principalmente citações de Perls, com a intenção de fornecer uma visão inicial dos pensamentos, ideias e personalidade do criador da Gestalt-Terapia. O livro foi editado a partir de gravações de workshops realizados no Instituto Esalen (Big Sur, Califórnia).


Metáforas etc.

As Três Lições (1985), por Lee Wallas. Metáfora traduzida e adaptada do prólogo do livro “Stories for The Third Ear: Using Hypnotic Fables in Psychotherapy” (“Histórias para o Terceiro Ouvido: Usando Fábulas Hipnóticas em Psicoterapia”).

As Três Perguntas (1903), por Leon Tolstói. Uma parábola, que começa assim: “Certa vez, ocorreu a um imperador que, se soubesse responder apenas às seguintes perguntas, nada jamais o afastaria do caminho justo: (1) Qual é o melhor momento para qualquer coisa? (2)  Quais são as pessoas mais importantes em qualquer trabalho? (3) Qual é a coisa mais importante a fazer em qualquer momento? Leia a versão integral aqui.


Outros Assuntos

Saindo da Tristeza: Seis Maneiras de Aliviar a Depressão, Sem Remédios (2014), por Bill O’Hanlon. Como diz o título, este livro apresenta seis estratégias para aliviar a depressão, sem utilizar medicamentos. O livro não utiliza hipnose.

Terapia Breve Focada na Solução (2012), por Ratner, George e Iveson. Este livro é essencial para qualquer profissional cujo trabalho envolva ajudar as pessoas a fazerem mudanças em suas vidas, tais como: assistentes sociais, psiquiatras, médicos, professores, coaches e até para gerentes de organizações.

Constelações Familiares (2009), por Joy Manné, com prefácio de Bert Hellinger. O livro trata das Constelações Familiares de Hellinger, apresentando uma breve descrição de vários aspectos deste método.

Corpomente (1977), por Ken Dichtwald. Resumo de livro clássico sobre a interação corpo-mente.

A Quinta Disciplina (1990), por Peter M. Senge. Resumo de um livro clássico sobre as organizações de aprendizagem.

O Seu Corpo Não Mente (1979), por John Diamond. O livro trata da Cinesiologia Comportamental, que foi criada por Diamond, a partir da Cinesiologia Aplicada de George Goodheart. A Cinesiologia Comportamental serviu de base aos Níveis de Consciência de David R. Hawkins.

Comentários encerrados.